Desenvolvendo competências socioemocionais na infância

Um fenômeno tem atingido o mundo empresarial: a dificuldade de contratação de colaboradores com boa competência socioemocional, ou seja, muitas vezes o candidato revela bons conhecimentos técnicos, mas na área socioemocional deixa a desejar, o que é considerado pelos empresários como uma deficiência que impacta diretamente os resultados da empresa no cenário de negócios do século 21.

Entre as competências socioemocionais desejadas estão:

– Gerenciar impulsos emocionais
– Resolver problemas
– Tomar iniciativa
– Ser flexível
– Comunicar-se bem e trabalhar em equipe
– Perseverar e ser resiliente
– Demonstrar empatia

Estudos revelam que essas competências são desenvolvidas na primeira infância, até os 5 anos de idade, e que está havendo uma falha no processo educacional, pois família e escola não estão focadas na formação do caráter da criança.

Em uma pesquisa do Wall Street Journal, feita com 900 executivos, 93% disseram que as habilidades socioemocionais eram tão importantes ou mais importantes do que habilidades técnicas e 89% relataram dificuldades em encontrar empregados com essas habilidades. E à medida que mais tarefas elementares se automatizam, o restante de vagas, frequentemente, exige que os trabalhadores tenham atributos socioemocionais que não podem ser feitos pelos computadores.

“Habilidades acadêmicas e técnicas o levarão a uma profissão, mas se você realmente quer ir mais longe, precisa ser um bom ouvinte, gerenciar suas emoções e trabalhar bem em uma equipe. Os empregadores não podem incutir essas habilidades do dia para a noite – fazem parte do poder cerebral desenvolvido nos primeiros anos das crianças”, diz Wilbert W. James, presidente da Toyota Motor – Kentucky/EUA.

Trabalhar a formação do caráter, os valores humanos, a sensibilização dos sentimentos, é o que o Instituto Brasileiro de Educação Moral vem realizando, atendendo professores e escolas de todo o Brasil. Seu trabalho está disponível em www.educacaomoral.wix.com/ibem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo