Ações em favor de uma boa educação

E lá se vão mais de 15 anos de atividades na capacitação de professores e humanização das escolas, com a realização de palestras, treinamentos, cursos e publicação de material pedagógico. Tudo por uma educação de melhor qualidade, por uma escola transformadora, visando o estabelecimento de uma sociedade melhor através de indivíduos autônomos e conscientes de suas responsabilidades e de seus deveres. Estou falando do Instituto Brasileiro de Educação Moral, o IBEM, organização educacional não governamental realizada por educadores voluntários, que doam amor aos projetos, acreditando que esse amor faz a diferença.

A primeira proposta de trabalho é a Pedagogia da Sensibilidade, que podemos resumir como sendo um caminho que propõe trabalhar na escola o equilíbrio entre o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento emocional da criança e do jovem, trabalhando a aplicação da educação moral, o que exige, naturalmente, o esforço de auto-educação dos professores, e a integração da família nesse processo.

A segunda proposta de trabalho é a Escola do Sentimento, servindo de guia para a transformação escolar com base na autonomia dos alunos, no professor como tutor, na formação de grupos de pesquisa e conhecimento, num currículo aberto, tendo no amor a base de todo processo ensino-aprendizagem. Uma escola humanizada para uma humanidade socialmente justa e mais afetiva, que viva em maior harmonia e equilíbrio.

A terceira proposta de trabalho é o Vivendo Sempre em Paz, um projeto que desenvolve a cultura da paz, envolvendo a escola, a família e a comunidade, através de ações pedagógicas contínuas na aplicação da regra de ouro da educação: aprender a fazer ao outro o que gostaria que o outro lhe fizesse.

Essas três propostas atendem diversas necessidades dos educadores e transformam a educação para que a formação de crianças e jovens seja uma formação humana, moralizante e espiritualizante, sem nenhum vínculo com qualquer religião formal.

Para conhecer o trabalho do Instituto Brasileiro de Educação Moral - IBEM, fazer contato e realizar uma parceria, acesse www.educacaomoral.wix.com/ibem.

Vamos arregaçar as mangas e trabalhar por uma educação transformadora!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo